Rede de Excelência da transnacional célula de combustível cooperação em R&D a partir de hidrogênio ...

  • Projeto PEMFC-Sudoe

    O projeto "SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA NA REGIÃO SUDOE: RED PEMFC-SUDOE" responde ao desafio de assegurar o abastecimento energético sustentável na região do SUDOE através do desenvolvimento da tecnologia PEMFC com a integração de fontes renováveis de H2 como objetivo principal. 4 inovadores protótipos PEMFC para uso em transporte (automóveis e bicicletas), fontes estacionárias (Pilha de >250W para fornecimento energético de edifícios ou iluminação públicos) e dispositivos portáteis (Sistema compacto com uma capacidade de >400Wh e um mínimo de 50W para uso em computadores, telemóveis, etc.) constituirão os produtos finais que irão integrar os resultados das atividades científicas e técnicas do projeto.
    Nestas vai-se abordar i) a obtenção de hidrogénio a partir de fontes residuais industriais na região SUDOE, ii) o desenvolvimento de novos materiais e configurações avançadas de células PEMFC e iii) a avaliação da sustentabilidade ambiental e criação de ferramentas de design ideal de dispositivos PEMFC que resultará na construção dos quatro protótipos descritos acima.
    O projeto vai dar um grande impulso às relações institucionais na região SUDOE entre organismos de investigação, geradores de conhecimento, o sector empresarial (responsável por facilitar a transferência e comercialização), as administrações e os agentes sociais (responsáveis por integrar os avanços científicos nas políticas e planos estratégicos, assim como envolver os cidadãos através de planos estratégicos de divulgação).

        ... Continua a ler

  • parceria

    São nove parceiros de Espanha, Portugal e França estão envolvidos no projeto PEMFC-Sudoe:
     
     
      partners

        ... Continua a ler

  • noticias

     

    •  21 November 2018 - APRIA H2 Bike Prototype at the workshop “Challenges for the Implementation of Hydrogen as an Energy Vector", Portugal

    bicycle
    H2 bike prototype developed by APRIA within European project PEMFC-SUDOE has been promoted last 21st November in Lisbon during the workshop “Challenges for the Implementation of Hydrogen as an Energy Vector in Portugal. Towards a RoadMap for Research, Development and Technology Innovation” organized in the framework of H2_PT project, coordinated by LNEG and co-financed by POSEUR.

     

        ... Continua a ler

  • contacto

    Coordenador de projeto   Dr. Alfredo Ortiz Sainz de Aja
    kx2 outlook2   PhD. Assistant Professor
    Universidad de Cantabria
    Dep. Chemical & Biomolecular Engineering
    E.T.S. de Ingenieros Industriales y Telecomunicación
    Avda. de los Castros, 46.
    39005 Santander-Spain

    Para acessar o formulário de contato, siga o link abaixo

        ... Continua a ler

funding

Fundamentos

O projecto europeu "Sustentabilidade energética na região SUDOE: Rede PEMFC-SUDOE", iderado por investigadores do Grupo de Processos de Separação Avançada (PAS) da Universidade de Cantabria, foi aprovado no concurso Interreg Sudoe call.
Interreg SUDOE promove o desenvolvimento regional através do apoio financeiro a projectos transnacionais com fundos Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

Duração: 3 anos (2016-2019)
Orçamento: 1,812,666.67 € (FEDER montante: 1 359 500 €)

Cookies make it easier for us to provide you with our services. With the usage of our services you permit us to use cookies.
More information Ok Decline